Cursos executivos

Certificação Internacional Aviation Management

Em parceria com a Embry-Riddle Aeronautical University (ERAU), o ITL e o SEST SENAT oferecem a Certificação Internacional Aviation Management.

A parceria tem o objetivo de trazer para os profissionais brasileiros a expertise do conhecimento e da tecnologia produzidos no mundo. A Universidade Aeronáutica Norte-Americana possui excelência no ensino aeronáutico, bem como reconhecimento internacional nesse domínio.

A ERAU é considerada a maior e única universidade totalmente especializada em aviação e aeroespaço no mundo. É uma instituição norte-americana com mais de 90 anos de funcionamento, instalada em três campi, Daytona Beach, no Estado da Flórida; Prescott, no Estado do Arizona; e Worldwide Campus, todos nos Estados Unidos. A entidade oferece mais de 80 cursos de bacharelado, mestrado e doutorado em aviação, negócios, engenharia, segurança e inteligência, além de educação executiva profissional.

A Certificação Internacional Aviation Management é coordenada pelo ITL e promovida pelo SEST SENAT, ambas entidades do Sistema CNT. Ele conta com a cooperação da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) na divulgação da seleção entre os empregados das companhias aéreas associadas.

Objetivo

Capacitar colaboradores de média e alta gestão das empresas aéreas brasileiras nas mais modernas técnicas de gestão e operações aéreas, desenvolvendo as competências necessárias para tornar o setor mais competitivo, além de aprimorar o sistema de transporte aéreo brasileiro. O aperfeiçoamento é atingido por meio da qualificação dos recursos humanos das empresas no campo da gestão da aviação e, consequentemente, por meio da inserção de profissionais altamente qualificados em cargos gerenciais das principais linhas aéreas brasileiras.

Público-alvo

Executivos, gerentes e pilotos de empresas do setor aéreo brasileiro, que exercem cargos de média e alta gestão na empresa.

 
Estrutura

Carga horária e duração do curso

O curso tem carga horária total de 390 horas e é composto por módulos presenciais e a distância. A modalidade presencial será realizada em oito encontros distribuídos em Brasília, São Paulo e em Daytona Beach/EUA. A capacitação tem duração de, aproximadamente, 14 meses.

Metodologia

O curso tem duas metodologias de ensino: on-line facilitado não sincronizado e presencial. O on-line facilitado não sincronizado é oferecido por meio da ferramenta Canvas, customizada pela ERAU, com professor acompanhando e participando ativamente. Essa parte do curso inclui leituras, aulas gravadas e vídeos, fóruns de discussão, entrega de trabalhos individuais e em grupo, desenvolvimento de reportes e textos, exames e conversas com o professor. Após cumprir o formato on-line, o aluno terá a semana de aula presencial com todos os demais participantes e o professor e, no fim do módulo, há uma semana para avaliação do aprendizado em modalidade on-line. Essa metodologia tem o intuito de proporcionar um nível inicial de entendimento do tema para o participante, além de uma equalização do conhecimento com seus colegas e o professor. O módulo presencial é oferecido em sala de aula, com o professor e os alunos presentes no mesmo ambiente, com auxílio de infraestrutura, materiais, computadores e equipamento audiovisual, além de discussões, trabalhos em grupo, exames e interação interpessoal. O último módulo presencial será realizado na sede da Embry-Riddle, no campus de Daytona Beach, no Estado da Flórida, nos Estados Unidos.

Conteúdo Programático

O curso é formado por matérias gerais do estudo da gestão e de matérias específicas de gestão aplicada à aviação que irão proporcionar aos estudantes um entendimento das variadas práticas desse conhecimento no âmbito internacional. É importante destacar que as disciplinas do curso serão ministradas em língua inglesa por professores da Embry-Riddle University, o que exigirá do aluno um conhecimento avançado nesse idioma.

Disciplinas ministradas

Módulos Disciplina
Abertura Abertura Institucional
Módulo 1
(São Paulo/SP)
– Liderança
– Fundamentos de Análise de Dados
Módulo 2
(São Paulo/SP)
– Gestão da Segurança na Aviação e no Espaço Aéreo
– Gestão Operacional de Empresas Aéreas
Módulo 3
(São Paulo/SP)
– Gestão de Marketing Estratégico na Aviação
– Gestão Estratégica de Empresas Aéreas
Módulo 4
(São Paulo/SP)
– Gestão de Manutenção de Aeronaves
– Gestão de Operações Aeroportuárias
Módulo 5
(São Paulo/SP)
– Pesquisa Operacional e Optimização de Linhas Aéreas
– Economia Avançada e Finanças na Aviação
Módulo 6
(São Paulo/SP)
– Práticas de Sustentabilidade na Aviação
– Projeto Aplicativo
Módulo 7
(São Paulo/SP)
– Visita técnica
– Trabalho de Conclusão do Curso

Segue o sistema de ensino norte-americano, em que há uma distinção entre a cadeia de estudos acadêmicos e os estudos profissionais. A cadeia de estudos profissionais, na qual se insere o curso Aviation Management, apresenta um enfoque na continuidade da qualificação dos profissionais inseridos no mercado de trabalho, visando à aplicabilidade nas empresas. Ao concluir a certificação profissional internacional, o aluno receberá um certificado emitido nos moldes oficiais do Departamento de Educação Profissional da Universidade. Devido às certificações, às acreditações e ao reconhecimento da ERAU, essa certificação tem reconhecimento internacional no setor aéreo.

São requisitos obrigatórios para se candidatar ao processo seletivo e participar do curso Aviation Management:

  • ser empregado de empresa aérea brasileira;
  • ter proficiência em língua inglesa.
  • Ter nível superior completo em qualquer área de formação, em curso reconhecido pelo MEC.
  • Se cadastrar e preencher a ficha de inscrição disponível em https://itl.sestsenat.org.br/#/.

A certificação é gratuita, e voltada para empregado de empresa aérea brasileira.

 Guia de inscrição passo a passo

Turmas com inscrições abertas:

LOCAL TURMA DATA DE INíCIO* INSCRIÇÃO INFORMAÇÕES
São Paulo/SP Turma 09 07/08/2024 29/04 até 30/06/2024 Edital – Turma 09 Cronograma – T 09

*Datas previstas para início. Qualquer alteração será previamente divulgada.

LOCALTURMADATA DE INíCIO*DATA DE TÉRMINO
São Paulo/SPTurma 0809/08/202301/11/2024

Fale Conosco

0800 728 2891

SAUS Q.1 – Bloco J – Entradas 10 e 20 Ed. Clésio Andrade – CEP: 70070-944 – Brasília – DF

modais-transporte