Certificação Internacional em Gestão de Sistemas Ferroviários e Metroferroviários

O primeiro curso Certificação Internacional em Gestão de Sistemas Ferroviários e Metroferroviários no Brasil será dirigido para 35 profissionais do setor de transporte. O curso será ministrado pela renomada Deutsche Bahn, grupo líder em educação no mercado da Europa e no mundo em operação e serviços de mobilidade de passageiros e logística.

O Grupo Deutsche Bahn é um dos líderes mundiais em operação e serviços de mobilidade de passageiros e logística. Opera globalmente nos modais ferroviário, rodoviário, marítimo e aeroviário em mais de 130 países, ocupando posições de liderança no mercado da Europa e no mundo.

Fornece seu conhecimento em operação ferroviária e logística por meio de projetos de treinamento integrado e soluções alemãs de aprimoramento profissional de última geração para todo o Grupo DB e se adapta às necessidades de seus clientes.

A Certificação Internacional em Gestão de Sistemas Ferroviários e Metroferroviários é coordenada pelo ITL (Instituto de Transporte e Logística) e promovida pelo SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), ambas entidades do Sistema CNT (Confederação Nacional do Transporte). Ela conta com a cooperação da ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos) e da ANTF (Associação Nacional dos Transportes Ferroviários) na divulgação da seleção entre os empregados das companhias associadas. ​

OBJETIVO


O objetivo estratégico para a implantação da certificação é elevar o nível de formação dos participantes a padrões internacionais, possibilitar o acesso a benchmarks de ponta e lidar com o aumento da complexidade tecnológica na operação e gestão, com vistas à formação e à qualificação avançada dos profissionais das empresas ferroviárias e metroferroviárias brasileiras, contribuindo para uma maior especialização da mão de obra, a fim de agregar valor e aumentar a competitividade e produtividade do setor.


PÚBLICO-ALVO


Curso dirigido para 35 especialistas/gestores das áreas de operação e manutenção do setor de transporte dos modais ferroviário e metroferroviário.

CARGA HORÁRIA E DURAÇÃO


O curso deverá ter carga horária mínima de 420 horas, ministradas em encontros presenciais e a distância. Deverão ser ministrados sete encontros presenciais, durante cinco dias consecutivos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O curso terá duração de, aproximadamente, 18 meses.


METODOLOGIA


O curso será ministrado por um corpo docente altamente capacitado da DB, com formação acadêmica sólida, preferencialmente formado por mestres e doutores, com experiência prática e com larga vivência em gestão, sendo capazes de aliar a teoria à prática.

Cada módulo será conduzido por cinco dias por semana (de segunda a sexta-feira), a cada dois meses. Caso seja necessário, em razão da variedade de assuntos, serão alocados dois especialistas na execução de um módulo dentro de uma semana. 

Após cada módulo, os participantes deverão passar por uma prova, resolvendo um teste on-line de múltipla escolha. Além disso, deverão escrever um trabalho final e um relatório técnico dentro de duas semanas.

O curso terá, ainda, 20 horas de estudo na ferramenta de e-learning (incluindo autoavaliação), fórum de discussões sobre temas de relevância e eventuais visitas técnicas, para cada módulo.

Após o 7º módulo, os participantes deverão desenvolver um relatório técnico dentro de duas semanas. Esse projeto terá como tema a aplicação prática de um ou mais módulos em um projeto do setor ferroviário e metroferroviário.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O programa possui 21 disciplinas, alocadas em sete módulos presenciais, perfazendo um total de 420 horas.


DISCIPLINAS MINISTRADAS E CARGA HORÁRIA

  1. OPERAÇÕES FERROVIÁRIAS E METROFERROVIÁRIAS
    1. 1.1 Sistemas de Transporte
    2. 1.2 Planejamento e Operação de Sistemas Ferroviários e Metroferroviários
    3. 1.3 Controle de Operação
60h
  1. SISTEMAS FERROVIÁRIOS E METROFERROVIÁRIOS
    1. 2.1 Sistemas Ferroviários
    2. 2.2 Integração de Sistemas e Interoperabilidade
    3. 2.3 Sistemas Inovadores de Transporte
60h
  1. MATERIAL RODANTE E MANUTENÇÃO
    1. 3.1 Sistemas e Tipos de Material Rodante
    2. 3.2 Engenharia e Tração de Material Rodante
    3. 3.3 Manutenção de Material Rodante
60h
  1. INFRAESTRUTURA E MANUTENÇÃO
    1. 4.1 Via Permanente e Infraestrutura Ferroviária
    2. 4.2 Gestão de Infraestrutura
    3. 4.3 Manutenção de Infraestrutura Ferroviária e Metroferroviária
60h
  1. GESTÃO DE PESSOAS, RH E ERGONOMIA
    1. 5.1 Segurança e Gestão de Risco e Gestão de Incidentes
    2. 5.2 Fatores Humanos e Ergonomia em Ferrovias
    3. 5.3 Gestão Eficiente de Projetos
60h
  1. GESTÃO E LIDERANÇA
    1. 6.1 Gestão Estratégica e Operação Ferroviária
    2. 6.2 Preparar Decisões Estratégicas Robustas
    3. 6.3 Implementar Decisões Estratégicas e Mudanças
60h
  1. ECONOMIA
    1. 7.1 Tecnologia Ferroviária e Gestão Econômica
    2. 7.2 Contabilidade em Empresas Ferroviárias e Metroferroviárias
    3. 7.3 Marketing e Vendas
60h

Após a conclusão bem sucedida no programa, os participantes receberão uma certificação internacional da DB na última sessão do curso. Critérios, como frequência, participação em sala nos momentos presenciais, aproveitamento nas avaliações do e-learning e no trabalho final, serão empregados na avaliação.

Fará jus ao certificado o participante que obtiver uma frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e aprovação com, no mínimo, 70 (setenta) pontos no processo formal de avaliação de aprendizagem, em cada disciplina. 

Os profissionais, na condição de candidatos, serão submetidos a um processo seletivo que abrangerá análise curricular e entrevista em línguas portuguesa e inglesa. Após isso, haverá uma análise do currículo e de aspectos observados nas entrevistas. A comunicação com os candidatos se dará por e-mail.

São requisitos obrigatórios para se candidatar ao processo seletivo e participar do curso de Certificação Internacional em Gestão de Sistemas Ferroviários e Metroferroviários:

  • ser empregado de empresa ferroviária e metroferroviária, preferencialmente associada à ANPTrilhos e à ANTF;
  • proficiência em língua inglesa.

O ITL receberá as inscrições on-line e realizará a seleção com base no cumprimento dos requisitos obrigatórios e, também, considerando os seguintes aspectos:

  • curso superior reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação);
  • experiência profissional mínima de três anos no setor ferroviário e metroferroviário;
  • expectativas e motivação para o curso;
  • capacidade de comunicação, relacionamento interpessoal e habilidades para trabalho em equipe.

Os requisitos e aspectos descritos serão avaliados por meio: das informações fornecidas pelo candidato; da documentação enviada; e, também, da entrevista realizada, por telefone, nas línguas portuguesa e inglesa, pela equipe técnica do ITL.

O curso será oferecido gratuitamente, sendo o participante selecionado responsável por seu deslocamento, alimentação, estadia e qualquer material didático que se fizer necessário. 

O Termo de Adesão aos Serviços Educacionais deve ser lido e o seu aceite impactará as sanções previstas ao candidato. Assim, é muito importante ler e estar ciente de todas as cláusulas.

Fique atento às instruções para a inscrição:

  • Por meio do link disponibilizado no site do ITL, o candidato deverá cadastrar e-mail e senha. A partir desse cadastro, receberá, no e-mail cadastrado, um link para iniciar sua inscrição.
  • Preencher a ficha de inscrição.
  • Ler, com atenção, o Termo de Adesão aos Serviços Educacionais, constante no sistema de inscrições, e dar o "de acordo" para finalizar a inscrição no processo seletivo. A leitura desse documento pelo candidato e, também, pelo gestor é de suma importância para que tenham conhecimento das regras, dos direitos e dos deveres do participante ao longo da realização do programa de especialização.
  • Anexar os documentos obrigatórios:
    - Termo de Liberação do colaborador pelo gestor. Esse documento está disponível para download no sistema e deverá ser lido e assinado pelo gestor imediato do candidato.
    - Currículo atualizado.
    - Certificado de conclusão de nível superior.
    - Outros arquivos: essa opção não é obrigatória, porém, a inserção de certificados e/ou diplomas que comprovem sua formação, tais como certificado de proficiência na língua inglesa, é considerada positiva.

Orientações importantes:

  • O candidato poderá iniciar sua inscrição e, em outro momento, retornar ao seu cadastro para anexar os documentos obrigatórios. Para isso, é necessário utilizar um e-mail válido e memorizar a senha de acesso.
  • Sua inscrição só será efetivada após o preenchimento correto de todos os dados e submissão de todos os documentos obrigatórios, dentro do período regular estabelecido para inscrições.
  • O ITL não validará inscrições incompletas ou com documentação pendente, sendo esta ação de inteira responsabilidade do candidato.

Sobre o processo seletivo:

O processo seletivo consiste em três fases:

  • inscrição e submissão de documentos por meio do site;
  • entrevista, em português e inglês, realizada pela equipe técnica do ITL;
  • análise de documentação, currículo e desempenho do candidato durante a realização de entrevista.

Ao final do processo seletivo, os candidatos (aprovados e não aprovados) serão comunicados, exclusivamente, por e-mail.


Não será permitida a alteração de turma pelo participante após ter sido inscrito e aprovado em uma turma de origem.

Para se inscrever, clique aqui.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail inteligencia@itl.org.br ou pelo telefone (61) 2196-5819. 

Turma 1


CRONOGRAMA AULAS PRESENCIAIS – TURMA 1
2018
1º encontro: 19/02/2018 a 23/02/2018
2º encontro: 19/03/2018 a 23/03/2018
3º encontro: 21/05/2018 a 25/05/2018
4º encontro: 23/07/2018 a 27/07/2018
5º encontro: 24/09/2018 a 28/09/2018
6º encontro: 26/11/2018 a 30/11/2018
2019
7º encontro: 28/01/2019 a 01/02/2019
Projeto Final: 18/03/2019 a 20/03/2019