Núcleo de Inovação e Tecnologia

O NIT (Núcleo de Inovação e Tecnologia) é um colegiado instituído no âmbito da CNT (Confederação Nacional do Transporte) que tem o objetivo de pesquisar, informar, acompanhar e apresentar novidades nas áreas de tecnologia e de inovação para o setor de transporte. As atividades do NIT são coordenadas pelo ITL (Instituto de Transporte e Logística).

O ITL também coordena as ações do FIT (Fórum de Inovação do Transporte), grupo criado pelo Sistema CNT para pensar o presente e o futuro do transporte brasileiro. O Fórum - que conta com 30 integrantes, representantes de todos os modais de transporte - estimula a reflexão sobre as necessidades e possibilidades de melhorias para o setor. Além disso, monitora tendências e debate tecnologias e propostas inovadoras que sejam capazes de possibilitar o desenvolvimento do setor e o dos trabalhadores. 

O primeiro projeto do Fórum foi realizado em julho de 2017, por meio de uma parceria com o SEST SENAT e com a Universidade de Stanford, dos Estados Unidos. Um Workshop, na sede da CNT (Confederação Nacional do Transporte), reuniu integrantes do Fórum - representantes de todos os modais de transporte - para discutir o futuro do treinamento dos profissionais do setor transportador, liderança, ferramentas para a tomada de decisão e tendências tecnológicas, como big data e inteligência artificial.

Novas etapas desse projeto serão realizadas, com treinamento de multiplicadores de ideias inovadoras, que estimularão a implementação de novas tecnologias e de métodos criativos para formação profissional para o transporte.

O FIT também está estudando outros projetos para estimular a inserção de novas ideias, modelos de negócios e tecnologias no setor.