05/12/2016 | Educação

Mais uma turma conclui especialização em Gestão de Negócios

Ao todo, 360 profissionais do transporte já foram qualificados em várias regiões do Brasil

Divulgação ITL Mais uma turma conclui especialização em Gestão de Negócios

​Mais 45 gerentes e executivos do transporte receberam o certificado de especialistas em Gestão de Negócios na última sexta-feira, dia 2, em Belo Horizonte (MG). A pós-graduação latu sensu é oferecida pelo ITL (Instituto de Transporte e Logística) e a FDC (Fundação Dom Cabral), em parceria com o SEST SENAT.  Ao todo, 360 profissionais do transporte e logística já estão capacitados nas mais modernas técnicas de gestão. 

Já é a segunda turma que se forma na capital mineira. Participaram da cerimônia de encerramento a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, e o diretor executivo do ITL, João Victor Mendes de Gomes e Mendonça. Para ele, a capacitação é um diferencial para a gestão das empresas do setor de transporte. “Os formandos demonstraram ter espírito inovador e aberto a novas iniciativas. Tanto que o destaque ficou por conta dos Projetos Aplicativos, que são os trabalhos de conclusão de curso”, ressalta. 

M
aria Assunção Pessanha foi uma das alunas que apresentou o projeto “Arquitetura organizacional com foco em gestão econômica e financeira de uma companhia de transporte de medicamentos”. Ela contou que o projeto foi aplicado na empresa onde trabalha e isso ajudou bastante no desenvolvimento e aperfeiçoamento das rotinas de gestão.

A gestora procurou a pós-graduação para conseguir ter um direcionamento na nova função que assumia: a gestão administrativa e financeira de uma transportadora de medicamentos. Formada em Ciências Contábeis, ela mudou o percurso e atuou na área da educação por 17 anos. Especializar-se em Gestão de Negócios fez com que ela tivesse a oportunidade de rever conteúdos e atualizar-se. “Para mim, que estava muito tempo afastada, foi uma orientação, um caminho para guiar a administração da empresa. Quando concluímos a pós eu não disse ‘acabou’, mas ‘agora que vai começar’”, salienta a contadora.  

Foi mais ou menos o que aconteceu com Carolina Cruz: um recomeço. Sucessora de uma empresa de transporte de cargas, assim que ficou sabendo do curso, por meio do sindicato da região onde mora, não pensou duas vezes em iniciá-lo, especialmente por saber dos programas que as instituições têm que dizem respeito à sucessão familiar. 

Após muitas tentativas de levar o tema para a empresa onde trabalha, ela viu na especialização a oportunidade de melhorar o currículo para uma possível saída da companhia.  “Mas foi justamente nesse ponto que o curso fez a grande diferença na minha vida!” Carolina relatou que as disciplinas a ensinaram a ter mais paciência e cuidado ao lidar com as pessoas, os colegas de turma mostraram que haviam outras histórias como a dela e o Projeto Aplicativo provou que é possível ter uma gestão profissional em uma empresa familiar. “Ou seja, o curso trouxe de volta a minha motivação e, mais importante do que isso, me mostrou o caminho para a realização do meu grande sonho: dar continuidade a empresa criada pelo meu avô”, contou. 

A
s próximas turmas da especialização em Gestão de Negócios estão previstas para Campo Grande (MS) e Goiânia (GO). 

Especialização

A Especialização em Gestão de Negócios faz parte do Programa Avançado de Capacitação do Transporte, do SEST SENAT e do ITL. O curso tem carga horária total de 360 horas, sendo 72 horas ministradas à distância e 288 horas ministradas presencialmente. A modalidade presencial é realizada, bimestralmente, durante cinco dias consecutivos. A capacitação tem duração de, aproximadamente, 14 meses.

 

Agência CNT de Notícias

Os textos veiculados pela Escola do Transporte podem ser reproduzidos desde que a fonte seja citada. O conteúdo está licenciado sob a CC-by-sa-2.5, exceto quando especificado em contrário e nos conteúdos replicados de outras fontes.